Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Rural 03/04/2019 14:52
Por: redacao

Regional Sindical está reunida em Sobradinho

Regional é composta pelos dez sindicatos de Trabalhadores Rurais do Centro Serra.

A Regional Sindical – composta pelos dez sindicatos de Trabalhadores Rurais do Centro Serra – está reunida hoje no Sindicato de Sobradinho em mais uma reunião ordinária tratando dos assuntos da agricultura familiar. Conforme o secretário da regional, Miguel Limberger – presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Segredo – o principal assunto, e que tem trazido muita preocupação par os sindicalistas, é a reforma da previdência que prevê o aumento da idade da mulher, igualando a idade do homem com 60 anos.

Também visa aumentar a contribuição de 15 para 20 anos, e que o produtor atinja no mínimo 600 reais de contribuição por ano em seu talão de produtor rural. Miguel destaca que só nestes cinco anos a mais para a mulher, elas perdem em torno de 70 mil reais, valores que poderiam ser injetados no comércio, e que vai fazer falta aos cofres públicos municipais. Esta semana uma comissão de sindicalistas está visitando e pedindo apoio de todos os deputados estaduais. Outra forte comissão está em Brasília visitando os deputados e senadores gaúchos para mostrar a realidade do agricultor familiar e pedindo que apoiem a retirada dos trabalhadores rurais da reforma da previdência, mantendo os direitos conquistados na constituição de 88.

A comissão também teve audiências com alguns ministros. Limberger Limberger destaca que todos os sindicatos estão coletando assinaturas num abaixo assinado para manter a atual lei da aposentadoria rural, e pedem que o agricultor passe no seu sindicato para deixar sua assinatura.  Já no dia 15 de maio os sindicatos e Fetag estarão fazendo o Grito de Alerta, uma mobilização que deverá reunir mais de 10 mil pessoas em Santa Cruz do Sul, enquanto uma comissão manterá audiências em Brasília.