Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Rural 06/12/2017 15:03
Por: Redação

Agricultora de Ibarama recebe Prêmio Pioneiras da Ecologia da Assembleia Legislativa

Segundo a Emater e a Embrapa, a propriedade é um centro de estudos e referência em pesquisa com cultivares crioulas, agroecológicas e artesanato, bem como mantém contato e pesquisas com a UFRGS e UFSM.

Indicada pelo deputado Adolfo Brito, a Senhora Renilde Cembrani Raminelli, de Ibarama, recebeu nesta quarta-feira (06), em solenidade no Salão Júlio de Castilhos, o Prêmio Pioneiras da Ecologia 2017, na categoria “Individual Rural”, da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, na presença de amigos e familiares, incluindo o esposo Mario Raminelli, com quem mantém e cuida da propriedade de 13,5 hectares, do vice-prefeito de Ibarama, Silvano de Gaspari, bem como deputados estaduais e representantes de diversas entidades.

Conforme Brito, a mão de obra na propriedade é realizada apenas pelo casal, que produz mais de 150 espécies diferentes de comercialização e consumo familiar, como milho crioulo, feijão crioulo, trigo, hortaliças, farinha de milho, mandioca, batata-doce, soja comestível, frutíferas e erva mate. Boa parte da venda da produção é feita pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em que fornecem alimentos a escolas municipais e da rede estadual, além de restaurantes e mercados locais, feiras locais e regionais, casa do artesão e à domicílio, através de encomendas.

Segundo a Emater e a Embrapa, a propriedade é um centro de estudos e referência em pesquisa com cultivares crioulas, agroecológicas e artesanato, bem como mantém contato e pesquisas com a UFRGS e UFSM.

“Este é mais um exemplo da dedicação e trabalho de produtores rurais da Região reconhecidos pela Assembleia Legislativa como destaque estadual no ano de 2017, tendo em vista que na segunda-feira (04), a Comissão de Agricultura havia premiado, com o Folha Verde, a Juventude Rural de Arroio do Tigre” declarou o deputado Adolfo Brito. “Isso significa que a nossa Região está inserida com destaque no cenário estadual”, finalizou o presidente da Comissão de Agricultura.

 

Além da propriedade do casal Renilde Cembrani e Mario Reminelli, que foi agraciada na categoria Individual Rural, também receberam a premiação, de acordo com as categorias:

 

Individual – Ativismo Político: Anabela Silveira de Oliveira Deble.

Individual – Profissional: Marta Lopes Tocchetto.

Institucional – Organização Socioambiental ou Socio-Econômica: Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA/Pelotas).

Institucional – Geração e Acesso ao Conhecimento: Fundação Universidade de Passo Fundo – Centro de Ciências e Tecnologias Ambientais – CCTAM/UPF.

Institucional – Cadeia Produtiva: Associação Regional de Produtores Agroecologistas da Região Sul / ARPA – Sul.

 

Texto e fotos Taís Castro