Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Política 10/02/2020 20:25
Por: Redação

Vereador Matana sugere que AMCSERRA adquira caminhão pipa para distribuir água

A próxima sessão do Legislativo de Sobradinho será segunda-feira (17), às 18 horas.

  • Foto: Fabricio Ceolin
  • Foto: Fabricio Ceolin

Os vereadores de Sobradinho estiveram reunidos no final da tarde desta segunda-feira (10), durante a 2ª Sessão Ordinária na Câmara. Foi aprovado o Projeto de Lei do Executivo que abre crédito especial no orçamento de 2020, no valor de R$ 24 MIL 633 reais.

Foi concedido vista ao Vereador Tuki Siman (PDT), ao projeto que dispõe sobre a regularização de imóveis e edificações clandestinas e irregulares, em situação consolidada no território municipal até a data da publicação da Lei Municipal de 23 de setembro de 2015.

Aprovado o projeto de lei que altera carga horária e a remuneração do contrato emergencial temporário da Facilitadora de Artes, que atua junto à Secretaria Municipal de Assistência Social, em programas desenvolvidos pelo CRAS. Também aprovados os projetos para contrato temporário de um psicólogo e um fisioterapeuta.

Moção de reconhecimento:

De autoria do vereador Tuki Siman (PDT), foi entregue uma moção de reconhecimento a sobradinhense Almeri Moura Pereira. Ela formou-se em Pedagogia pela UFSM aos 71 anos.

Período de explicações pessoais:

Elemar Lazzari (MDB): O presidente do Legislativo destacou o evento promovido em seu balneário no último domingo (09). Agradeceu a coordenação do concurso que organizou a escolha das soberanas, que contou com a participação de 46 candidatas.

Tuki Siman (PDT): Parabenizou a pedagoga Almeri Moura Pereira pela conquista do diploma universitário. Lembrou que ela foi telefonista da CRT, e foi em busca de seus sonhos. O parlamentar disse que Almeri é um exemplo a ser seguido pelos jovens.

Jeferson Matana (PSB): Falou sobre a situação da estiagem no Centro Serra. Disse que ouviu o relato do presidente dos Bombeiros Voluntários de Sobradinho Rudinei de Lima, de que a corporação não está mais dando conta dos pedidos de abastecimento de água para consumo. Lembrou que todos os municípios receberam um recurso inesperado do pré-sal, e sugeriu que  parte dos valores sejam utilizados para a compra de um caminhão pipa, que serviria para a distribuição de água nas comunidades afetadas. Jeferson Matana disse que o projeto poderia ser viabilizado via AMCSERRA, e sugeriu ao presidente Jorge Hoffmann - prefeito de Cerro Branco, que busque uma solução conjunta com os municípios que fazem parte da associação.

Max Trevisan (PDT) – Parabenizou a família Lazzari pelo evento de escolha das soberanas do Balneário Curva do Rio. Disse que é um evento que divulga o nome de Sobradinho de forma positiva, e lembrou também sobre o carnaval fora de época que ocorre no próximo fim de semana.

Luiz Freitas (PP) - Falou sobre o problema da estiagem no município de Sobradinho. Disse estar indignado que apenas agora, após 8 anos, é que a prefeitura quer resolver o problema da água em Linha Apolinário. Disse que só irão resolver agora, porque é ano eleitoral. Disse que a Prefeitura deveria ter investido em abastecimento de água, e não na compra de um britador de R$ 1 milhão de reais.

A próxima sessão do Legislativo de Sobradinho será segunda-feira (17), às 18 horas.