Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Saúde 13/11/2019 13:52
Por: Redação

Ministério da Saúde alerta prefeituras do Centro Serra sobre risco de epidemia de dengue

O agente Jair Martins está visitando as prefeituras do Centro Serra orientando os prefeitos sobre as medidas necessárias para enfrentar uma possível epidemia no próximo verão devido à grande proliferação do mosquito no País.

O Rio Grande do Sul já contabiliza 375 municípios infestados pelo mosquito Aedes Aegypti, e 1.305 casos confirmados de dengue. Os números foram revelados nesta quarta-feira (13) pelo agente de saúde pública, do Ministério da Saúde, Jair Martins, em entrevista ao programa ENFOQUE da Rádio Sobradinho AM.

Ele está visitando as prefeituras do Centro Serra orientando os prefeitos sobre as medidas necessárias para enfrentar uma possível epidemia no próximo verão devido à grande proliferação do mosquito no País. O agente faz parte da Força Tarefa da Secretaria Estadual da Saúde que atua no combate ao mosquito da dengue.

Martins lembrou que cerca de 70% dos casos de dengue, confirmados no Estado, são autóctones, ou seja, as pessoas foram infectadas sem sair de seu município. No Centro Serra, a maioria dos municípios é considerada infestada, mas não há nenhum caso de dengue registrado até agora. Os mais próximos sugiram em Santa Cruz do Sul.

Jair Martins orientou as pessoas que forem viajar, principalmente no verão, que usem repelente e roupas claras de manga longa, se possível. A recomendação vale, principalmente, para gestantes, já que existe a possibilidade de transmissão do Zika Vírus para o feto, e acriança nascer com microcefalia.