Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Bombeiros 03/02/2020 14:26
Por: Redação

Bombeiros Voluntários de Sobradinho distribuíram mais de 35 mil litros de água potável em Janeiro

No total, foram utilizados 72.450 litros de água nas ocorrências atendidas pelos Bombeiros Voluntários de Sobradinho.

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Sobradinho realizou no mês de janeiro 56 atendimentos.  Foram 13 remoções de pacientes acamados, 14 casos de urgência e emergência, 9 incêndios onde foram utilizados 15 mil litros de água. Também foram realizadas 15 operações de abastecimento de água devido à estiagem, onde foram distribuídos 35.950 litros de água potável e 5 prestações de serviços onde foram utilizados 21.500 litros de água. No total, foram utilizados 72.450 litros de água nas ocorrências atendidas pelos Bombeiros Voluntários de Sobradinho.

Conforme o presidente Rudinei de Lima, é importante que as prefeituras busquem alternativas para atender os problemas de estiagem, pois a demanda de pedidos de abastecimento de água tem aumentado para corporação, que possui dificuldade de efetivo de voluntários disponíveis para trabalhar durante o dia. O caminhão de combate a incêndios transporta apenas 2.500 litros de água, sendo necessário por vezes percorrer grandes distâncias para abastecer em um hidrante. Lembra também que agora é época de incêndios em estufas, sendo que durante o serviço de distribuição de água, uma ocorrência pode acontecer.

Rudinei destaca que a Defesa Civil do Estado tem distribuído tanques flexíveis para transporte de água para as comunidades afetadas, com capacidade de 4,5 mil litros. Esses reservatórios móveis podem ser adaptados em carroceria de caminhões, sendo que o equipamento deve ser solicitado diretamente na Defesa Civil do Estado pelas prefeituras. Outra alternativa, seria a contratação de caminhões pipa. Os Bombeiros Voluntários de Sobradinho atendem pelo número 9-97.193.193.