Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Política 01/09/2017 14:26
Por: Redação

Três assuntos mobilizaram a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo na Expointer

Reunião foi presidida pelo deputado Adolfo Brito.

Três assuntos mobilizaram a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo nesta quinta-feira (31) na Expointer, em Esteio, presidida pelo deputado Adolfo Brito. O parlamentar inicialmente falou sobre o programa de melhoria na qualidade de energia do meio rural.

O presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural de Santa Catarina, deputado Natalino Lázare, participou da reunião, revelando que a Celesc – Centrais Elétricas de Santa Catarina, já confirmou apoio. Agora será marcada uma audiência pública conjunta em Brasília para os dois estados buscarem a viabilização do projeto, bem como alocação de recursos junto aos Ministérios e ao Governo Federal.

Na sequência, foi lançado o Prêmio Folha Verde 2017, concedido a entidades, instituições e pessoas que trabalham para garantir o crescimento do setor primário e o desenvolvimento da economia gaúcha. A entrega do Troféu será no Teatro Dante Barone, dia 4 de dezembro.

Por último, a Comissão de Agricultura promoveu audiência pública sobre as ações para fortalecer a agricultura familiar e segurança alimentar no estado,  com a presença do secretário nacional de Segurança Alimentar do Ministério do Desenvolvimento Social, Caio Rocha.

Segundo ele, nos dois últimos anos, foram investidos mais de 72 milhões de reais no Rio Grande do Sul.  Caio Rocha apresentou os programas do Ministério do Desenvolvimento Social para beneficiar a agricultura familiar e o agronegócio, como o programa de aquisição de alimentos, em que o Governo Federal compra dos produtores para colocar em escolas, creches, Apaes e para os beneficiários do Bolsa Família em cada município, bem como ações de acesso à água e kits de modernização das Unidades de Distribuição da Agricultura Familiar.

O secretário afirmou que agora os municípios devem se organizar para que possam ser contemplados. Um bom número de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais  da Agricultura  estiveram no evento para se inteirar dos trâmites necessários para a participação nestes programas.