Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Saúde 15/02/2020 11:09
Por: Redação

Dia D de Vacinação contra o Sarampo tem baixa procura em Sobradinho

No posto de saúde central de Sobradinho a procura é pequena. O atendimento se estende até as 17 horas.

Começou na segunda –feira, dia 10, a campanha de vacinação contra o sarampo no Rio Grande do Sul. O público-alvo da ação são crianças e jovens que tenham entre cinco e 19 anos que nunca fizeram a vacina ou quem recebeu apenas uma dose. Segundo estimativa da Secretaria de Saúde do Estado, é que 245 mil crianças e jovens dessa idade não estão protegidos contra a doença.

Desde agosto do ano passado, 82 casos de sarampo foram confirmados no Rio Grande do Sul. Um em cada quatro casos registrados foi em pessoas nessa faixa etária. O Dia D de Mobilização nacional é hoje. Também podem procurar as unidades de saúde quem perdeu a caderneta de vacinação. O Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas.

Em Sobradinho, segundo a enfermeira chefe do Posto de Saúde Central, não há um número pré-determinado de quantas pessoas deverão receber a dose da vacina, porém a procura pode ser considerada boa e deve girar em torno de 500 doses aplicadas. Roberta Mota Holzschuh destaca que a vacina contra o Sarampo é aplicada somente no Posto Central. Durante o ano, outas faixas etárias receberão as doses em datas que ainda serão divulgadas pelo Ministério da Saúde. Neste sábado (15), no Posto de saúde central a procura é pequena, e quem buscar a vacina não encontra filas. O atendimento se estende até as 17 horas