Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Saúde 15/05/2018 14:19
Por: Redação

Nova equipe vai auxiliar na investigação da origem do surto de toxoplasmose em Santa Maria

Os técnicos estiveram reunidos com representantes do Executivo, da 4ª Coordenadoria de Saúde, do Hospital Universitário de Santa Maria  e do Ministério da Saúde.

Uma nova equipe, com cinco profissionais do Setor de Alimentos da Divisão de Vigilância Sanitária do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, está na cidade para auxiliar na investigação da origem do surto de toxoplasmose em Santa Maria. Entre as ações previstas, os profissionais auxiliarão na coleta de hortifrutigranjeiros e de produtos de origem animal em diferentes pontos da cidade para buscar o foco de contaminação.

Os técnicos estiveram reunidos com representantes do Executivo, da 4ª Coordenadoria de Saúde, do Hospital Universitário de Santa Maria  e do Ministério da Saúde. Eles ficarão na cidade durante essa semana, ajudando a traçar o perfil epidemiológico relacionado à alimentação utilizando os dados coletados na busca ativa e nas respostas dos questionários já aplicados pela equipe de Vigilância em Saúde do município.

O superintendente da Vigilância em Saúde de Santa Maria, Alexandre Streb, explica que a equipe vai traçar estratégias de atuação e definir, com cautela, o que será coletado e analisado. Segundo ele, já foram emitidos laudos com relação à água, que deram negativo, mas eles são referentes a um período específico, por isso, não são totalmente conclusivos.