Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Política 20/11/2020 11:49
Por: Redação

Eleitores tem 60 dias para justificar ausência no dia do pleito

O Cartório Eleitoral de Sobradinho colocou à disposição dois números de WhatsApp para o serviço: 9-9877-2027 e 9-9877-5297.

Os eleitores que não compareceram para votar no último domingo (15), tem 60 dias a contar do dia do pleito para fazer a justificativa. Como os Cartórios Eleitorais estão fechados para atendimento ao público, a justificativa pode ser feita através do site do TRE ou do aplicativo E-Título. Os eleitores dos municípios que compõem, a 53ª Zona Eleitoral ainda poderão contar com uma terceira ferramenta.

O Cartório Eleitoral de Sobradinho colocou à disposição dois números de WhatsApp para o serviço: 9-9877-2027 e 9-9877-5297. De acordo com o chefe do Cartório da 53ª Zona Eleitoral, Rafael Miranda, essa medida foi adotada para facilitar a justificativa para os eleitores, já que a maioria das pessoas utiliza o WhatsApp.

Em entrevista ao programa ENFOQUE da Rádio Sobradinho AM, ele explicou que além do número do título e de documento com fotos, o eleitor deve explicar o motivo da ausência no dia da votação. Isso vale tanto para quem estava fora do município onde vota, quanto para quem estava com sintomas da Covid-19 e não quis sair de casa por meio de receio de ser infectado. Rafael Miranda acrescentou que o eleitor que tiver atestado de saúde pode anexá-lo. Quem não tiver, precisa apenas explicar os motivos da ausência. Miranda acrescentou que não haverá cobrança de multa.