Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Geral 08/10/2020 13:36
Por: Fabricio Ceolin

Afubra e UFSM: parceria na Bolsa de Sementes

arco Antonio Dornelles acrescenta que “além da Bolsa de Sementes, a Afubra e a Universidade Federal de Santa Maria desenvolvem outras atividades de cunho ambiental e educacional com escolas parceiras”.

O vice-presidente da Afubra, Marco Antonio Dornelles, recebeu da professora do Departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), doutora Maristela Machado Araújo, o relatório de atividades referente ao subprograma Bolsa de Sementes, do Projeto Verde é Vida. O documento traz informações sobre as atividades realizadas durante o 18º ano de ações da Bolsa, como os números de coleta de sementes, produção de mudas e doações realizadas.

A Bolsa de Sementes é desenvolvida há 18 anos, numa parceria entre a Afubra, por meio do Projeto Verde é Vida, e a UFSM, pelo Laboratório de Silvicultura e Viveiro Florestal. Segundo Dornelles, as escolas parceiras fazem a coleta das sementes, entregam na Afubra mais próxima, que depois as repassa para o Laboratório da universidade. Lá, elas são analisadas e armazenadas para, posteriormente, serem produzidas mudas ou doadas as próprias sementes. Para a professora Maristela, a Bolsa de Sementes “visa contribuir com a prática de extensão e educação ambiental e despertar e desenvolver o senso de pertencimento, responsabilidade e preservação do meio ambiente por parte dos alunos e comunidades envolvidas”.

Acompanhado pelo coordenador do Projeto Verde é Vida, Adalberto Huve, e pelo gerente do Departamento Agroflorestal, engenheiro florestal Juarez Pedroso Filho, Marco Antonio Dornelles ainda conversou com a equipe da UFSM sobre as ações que serão retomadas no início das atividades presenciais. Marco Antonio Dornelles acrescenta que “além da Bolsa de Sementes, a Afubra e a Universidade Federal de Santa Maria desenvolvem outras atividades de cunho ambiental e educacional com escolas parceiras”.