Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Rural 12/02/2018 15:10
Por: Redação

Departamento Técnico da COTRIEL alerta para cuidados com pragas e doenças nas lavouras de soja

O técnico chamou a atenção ainda quanto à incidência de lagartas, que estão começando a aparecer a partir de agora.

O Departamento Técnico da COTRIEL alerta para cuidados com pragas e doenças nas lavouras de soja. Segundo o técnico agrícola da Unidade de Salto do Jacuí, Giovane Glatt, as lavouras se encontram na fase de enchimento de grão. Ele explica que após as chuvas intensas, vieram as altas temperaturas, vento, orvalho e cerração à noite, abrindo uma janela perigosa de doenças como ferrugem asiática. Glatt destaca que como foram registrados vários dias com temperaturas altas, criou-se uma condição desfavorável para o fungo.

Em safras anteriores quando ocorreram períodos de estiagem, houve mudanças nas estratégias do controle de doenças, e depois foi muito complicado reverter à situação e as perdas por ferrugem. No que diz respeito às pragas como Percevejos e Lagartas, o técnico enfatiza que algumas acabam tendo um número maior de gerações.

Segundo Giovane Glatt, quando a soja está na fase reprodutiva é necessário dar uma atenção especial aos percevejos, pois estes causam danos à qualidade do grão, abortamento de legumes e desequilíbrio hormonal na planta da soja. O técnico chamou a atenção ainda quanto à incidência de lagartas, que estão começando a aparecer a partir de agora.

“A falsa-medideira, a helicoverpa e a lagarta-preta, devem merecer atenção especial e não se deve perder o controle, sob pena de causar danos na fotosíntese da planta”.. concluiu o técnico da COTRIEL.