Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Rural 26/03/2020 14:31
Por: Redação

Comissão de Agricultura prossegue buscando soluções para amenizar perdas relativas a estiagem

No documento, o parlamentar clama por ações efetivas que atenuem as consequências da estiagem.

Preocupado com os reflexos da escassez de chuva e os prejuízos que aumentam diariamente aos produtores e, consequentemente, aos municípios do Rio Grande do Sul, o presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, deputado Adolfo Brito, encaminhou na tarde de ontem (25), ofício ao presidente Jair Bolsonaro, a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e o coordenador da bancada gaúcha na Câmara Federal, deputado Giovani Cherini. No documento, o parlamentar clama por ações efetivas que atenuem as consequências da estiagem.

Entre uma lista de demandas, a Comissão de Agricultura destaca a necessidade de atendimento imediato da prorrogação e a repactuação de dívidas de crédito agropecuário; a criação de linha de Crédito emergencial para agricultores objetivando um capital de giro e a disponibilização de forma urgente de recursos para subsistência da pequena propriedade rural, dando especial destaque para ações que atendam o custeio do fornecimento de água potável, inclusive com locação de caminhões tanque, para prefeituras e produtores, viabilizando o consumo humano e animal.

O gabinete da presidência já respondeu o ofício, informando que o documento foi avaliado e encaminhado ao Ministério da Economia e à Secretaria de Governo da Presidência da República para estudo das ações a serem adotadas. A Comissão de Agricultura já encaminhou cópia dos documentos a todos os sindicatos de trabalhadores rurais do Estado, a todos os sindicatos rurais, Famurs, Farsul, Fetag e outras entidades ligadas ao setor.