Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Geral 09/02/2019 12:08
Por: redacao

Paróquia São Paulo Apóstolo promove tradicional festa de Nossa Senhora de Lourdes

O evento abre às 10 horas, com missa na Igreja Matriz com a presença do Monsenhor Elcy Arboitte, que vai presidir a posse do novo pároco de Ibarama, Nelson Pappis.

A Paróquia São Paulo Apóstolo promove neste domingo (10), a tradicional festa de Nossa Senhora de Lourdes. O evento abre às 10 horas, com missa na Igreja Matriz com a presença do Monsenhor Elcy Arboitte, que vai presidir a posse do novo pároco de Ibarama, Nelson Pappis. Em seguida benção do sal, da água e dos alimentos em frente à gruta. Ao meio dia, almoço no Salão Paroquiai, e a tarde, domingueira com Quarteto da Saudade, com entrada franca, café e sorteio da rifa. Fichas para o almoço na Secretaria da Paróquia, Conselho Administrativo, Pastoral e Coordenadores das Comunidades.

A devoção a Nossa Senhora de Lurdes surgiu na época em que os pioneiros passavam por muitas dificuldades de saúde e as plantações eram atingidas por granizo e pragas. Isto ocasionava falta de alimentos e recursos para suprir as necessidades básicas da família. O pároco da época, Padre Paulo Bortolini, percebeu que o povo sofria, e então lançou a ideia de construir uma gruta em homenagem a Nossa Senhora de Lourdes e Santa Terezinha do Menino Jesus. O Bispo Dom Antônio Reis autorizou a obra, nos anos 30.

Com isso, os paroquianos unidos transportaram das lavouras areia, basalto e as pedras para revestir a gruta internamente. A água encanada de uma fonte foi motivo de muitas visitas de pessoas que vinham de longe para ingerir e curar-se de doenças. A inauguração da Gruta ocorreu dia 8 de dezembro de 1934, com presença de aproximadamente duas mil pessoas vindas de todas as regiões, e cerca de 50 padrinhos, conforme consta no Livro Tombo da Paróquia de Ibarama.