Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Bombeiros 25/05/2020 13:17
Por: Redação

Bombeiros Voluntários de Sobradinho se destacam pelo número de cidades atendidas

Apesar do serviço prestado no Centro Serra, um comparativo financeiro revela que os Bombeiros Voluntários de Sobradinho é uma das corporações que recebe os menores repasses financeiros dos convênios com as prefeituras.

Os bombeiros voluntários gaúchos atenderam mais de 27 mil ocorrências em 2019, segundo levantamento que abrangeu as 54 corporações do Estado. O relatório foi concluído pela Associação dos Bombeiros Voluntários do Rio Grande do Sul - Voluntersul-, e levou em conta casos de combate a incêndios, socorro às vítimas de acidentes de trânsito, salvamentos aquáticos e diversas outras ações. O relatório contempla também uma avaliação sobre a estrutura dos quartéis mantidos pelas comunidades. Entre os corpos de bombeiros voluntários, o que mais atendeu chamados no ano passado foi o de Marau, com 3.806 atendimentos.  No quesito atendimento a incêndios, a corporação que mais atendeu a esse tipo de ocorrência no Estado foi Parque Eldorado (149 casos).

Atualmente, os voluntários gaúchos possuem 264 viaturas e 27 barcos. A corporação mais bem equipada é a de São Sebastião do Caí, com 17 veículos, entre caminhões auto bomba tanque ou apenas tanque, ambulâncias e veículos de apoio, além de uma plataforma elevatória. Além disso, a corporação caiense é a que tem a maior capacidade imediata de água em veículos: 62 mil litros.  Entre o pessoal se revezando nos plantões, o relatório da Voluntersul aponta 1.522 bombeiros. Essa força garante o atendimento de uma população somada de 954 mil 899 pessoas. Isso, resulta na proporção de 1 bombeiro para cada 627 pessoas.

Algumas corporações aparecem no relatório sem registrar atendimentos, já que são unidades ainda sendo estruturadas. Caso de Cacique Doble, Balneário Pinhal, Bom Jesus e Arroio dos Ratos.

Conforme o relatório, os Bombeiros Voluntários de Sobradinho são a 16ª corporação voluntária que mais atendeu ocorrências em 2019 no Estado, com 405 chamados entre incêndios, resgates e atendimentos diversos. Outro destaque é que Sobradinho e Tapejara são as corporações que mais atendem municípios no Estado, sendo 6 cidades cada.

A corporação de Sobradinho é responsável por uma população de 37 mil 263 pessoas.  Apesar do serviço prestado no Centro Serra, um comparativo financeiro revela que os Bombeiros Voluntários de Sobradinho é uma das corporações que recebe os menores repasses financeiros dos convênios com as prefeituras.

No próximo mês, a entidade de sobradinhense completa 20 anos de serviços prestados na região Centro Serra.