Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Geral 09/03/2019 12:22
Por: Fabricio Ceolin

Reflexão e diversão são destaques do Encontro Intermunicipal de Mulheres do Centro Serra

As Rádios Sobradinho AM e Jacuí FM acompanharam o evento com boletins através do repórter Jorge Augusto Foletto

  • Foto: Carina Venzo Cavalheiro
  • Corte das Trabalhadoras Rurais da Região Centro Serra. Foto: Daniele Centa

A importância da mulher na sociedade e a reflexão sobre seus direitos e deveres marcaram o 27º Encontro Intermunicipal de Mulheres do Centro Serra que aconteceu nesta sexta-feira (08/03), no Ginásio Municipal de Esportes João Lazzari, em Ibarama. O evento reuniu mais de três mil pessoas, em sua maioria mulheres trabalhadoras rurais, dos dez municípios que compõe a região e teve como tema central “Mulher capaz, em busca de união e paz”. O evento objetivou fortalecer o papel da liderança feminina na organização e desenvolvimento da sociedade, bem como integrar as organizações de mulheres agricultoras da região. Sensibilizar o Poder Público em suas diferentes esferas, entidades e comunidade em geral sobre os desafios da agricultura familiar e o papel da mulher neste processo, assim como as dificuldades enfrentadas por elas no século atual, despertando seu empoderamento e valorizando sua inserção na vida da família e da sociedade.

No período da manhã o público participante acompanhou duas palestras. Na primeira, a psicóloga Renata Pfutze, do município de Butiá, falou sobre “Lutas e conquistas femininas”. Renata destacou a cultura da violência contra a mulher em diferentes esferas da sociedade e a importância da reflexão para gerar as mudanças necessárias na busca da igualdade e da equidade entre homens e mulheres. “Nós somos poderosas e podemos ser o que a gente quiser. Com ações como a do dia de hoje que promovem a reflexão e pela nossa capacidade de mudar a nós mesmas, se cada um fizer a sua parte, homens e mulheres, temos o poder de mudar o mundo. Mas, só mudamos o mundo quando mudamos a nossa realidade”, frisou.

Em seguida, a tenente coronel da Reserva da Brigada Militar e secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte de Porto Alegre, Nádia Rodrigues Silveira Gerhard, falou sobre “violência contra a mulher e políticas públicas”. Nádia destacou o aumento nos casos de violência contra a mulher no Brasill. Segundo dados apresentados pela palestrante 61% das mortes de mulheres acontecem em casa, 79% dos incidentes com vítimas (sem morte) acontecem em residências e 77% das agressões a mulheres acontecem após o fim dos relacionamentos. “Nós precisamos de uma rede nos municípios que faça o acolhimento das mulheres vítimas de violência. Ninguém denuncia o companheiro se não tem pra onde ir, se sabe que corre o risco de morrer”, alertou Nádia.

A agricultora de Arroio do Tigre, Marilei de Almeida Hermes, acompanhou atentamente as palestras e destacou a importância em falar sobre os temas. “Gostei muito das palestras. Os temas abordados são importantíssimos pois, infelizmente, isso acontece com muitas mulheres que não encontram o apoio necessário para sair dessa situação. Tenho certeza que todas nós aproveitamos muito o que foi dito hoje”, ponderou.

No período da tarde foi realizada a abertura oficial do evento com a presença de diversas lideranças locais e regionais. A gerente do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Soledade, Lúcia Souza, destacou a atuação da Instituição junto aos grupos de agricultoras. “Nos sentimos muito honrados em contribuir com a organização das mulheres rurais e em colaborar com a realização de eventos como o de hoje que promovem a reflexão do papel da mulher e celebra uma data tão significativa que é o Dia Internacional da Mulher”, frisou. A presidente da Associação das Agricultoras de Ibarama, Santa Cleria Secretti frisou o trabalho para a realização do evento. “Este encontro foi planejado com muito carinho. Queremos que este encontro estimule ainda mais a união de todas nós, mulheres”.

Em seguida foi realizada a entrega da Carta de Ibarama para as lideranças presentes. No documento, as agricultoras reivindicam questões como segurança da mulher, valorização da trabalhadora rural, manutenção dos atuais critérios para a concessão de aposentadorias para mulheres agricultoras aos 55 anos de idade e para os homens aos 60 anos, licença maternidade de seis meses para agricultoras, segurança pública no meio rural, ampliação das práticas integrativas no SUS, fortalecimento do Programa Estadual de Agroindústrias Familiares do Governo do Estado e da Assistência Técnica e Extensão Rural, entre outros.

Encerrando a programação aconteceu o desfile para a escolha da corte das Trabalhadoras Rurais da Região Centro Serra. Sendo eleitas as agricultoras Viviane Redin Mergen, do município de Arroio do Tigre como rainha, as princesas Adriana Maria da Silva de Moraes e Rita Juliane Karnopp dos municípios de Segredo e Tunas, respectivamente. E, como Mulher Simpatia, a agricultora Genete Fátima Lazzari Machado do município de Lagoa Bonita do Sul. E, o prêmio de melhor torcida foi para Arroio do Tigre.

Durante todo o dia também houve a exposição e comercialização de produtos e artesanatos da agricultura familiar dos dez municípios participantes. O 27º Encontro Intermunicipal de Mulheres do Centro Serra foi promovido pela Emater/RS-Ascar, Associação das Mulheres Agricultoras de Ibarama e Prefeitura e conta com o patrocínio do Banrisul. Participam do evento agricultoras dos municípios de Arroio do Tigre, Estrela Velha, Ibarama, Jacuizinho, Lagoa Bonita do Sul, Lagoão, Passa Sete, Segredo, Sobradinho e Tunas.

As Rádios Sobradinho AM e Jacuí FM acompanharam o evento com boletins através do repórter Jorge Augusto Foletto.

 

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Soledade
Jornalista Carina Venzo Cavalheiro