Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Geral 11/01/2021 12:37
Por: Redação

Atendimento ao público ainda é restrito no Fórum da Comarca de Sobradinho

Segundo o escrivão, estão tendo prioridade neste momento as ações mais urgente como questões envolvendo menores e réus presos

  • Abner Flores da Silva. Foto - Jorge Foletto

O atendimento ao público em geral ainda é restrito no Fórum da Comarca de Sobradinho. As atividades foram retomadas após o recesso judiciário dia 7 de janeiro, já no novo prédio na Rua Capitão Veríssimo. De acordo com o escrivão da 1ª Vara Judicial, Abner Flores da Silva, durante a vigência da bandeira vermelha, por orientação do Tribunal de Justiça, o atendimento presencial ainda está limitado e permitido apenas para Advogados, Defensoria Pública, Ministério Público, Brigada Militar e Polícia Civil.

Em entrevista ao programa Enfoque da rádio Sobradinho AM, ele explicou que em casos pontuais, como audiências, é permitida a presença de outras pessoas, caso as partes não tenham condições de serem interrogadas de forma remota. Abner destacou que o Judiciário adotou o sistema de audiências On-line em que advogados, réus e testemunhas são ouvidos de forma remota. Segundo o escrivão, estão tendo prioridade neste momento as ações mais urgentes como questões envolvendo menores e réus presos.

Abner Flores da Silva lembrou ainda que os prazos, neste momento, estão suspensos, não devido a pandemia, mas por conta de uma Lei que determina a suspenção entre 20 de dezembro e 20 de janeiro, a fim de possibilitar as férias dos advogados. O escrivão acrescentou que em caso de dúvidas sobre processos, as partes devem procurar seus advogados, a Defensoria Pública ou o GAJ – Gabinete de Assistência Judiciária, da Unisc, localizado próximo ao prédio do INSS. Além disso, a maior parte dos serviços está disponível no site do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.