Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Geral 18/06/2020 13:35
Por: Redação

Coronavírus: Por pouco a cor de nossa bandeira continua amarela no distanciamento controlado

Em Sobradinho conforme boletim epidemiológico divulgado hoje, continua não havendo casos confirmados ou suspeitos de coronavírus.

Foi por apenas três décimos em sua pontuação final que a região de Cachoeira do Sul a qual engloba municípios do Centro Serra, não passou de bandeira amarela para laranja na classificação feita pelo governo do estado para definir critérios obrigatórios de distanciamento social nos 20 grupos de municípios gaúchos em razão da pandemia do coronavírus. A cidade obteve média 1,0, mas ganhou um bônus por registrar no máximo três internações em (UTI) por Covid 19 e sua pontuação final caiu para 0.98.  Ate 1,0 região fica na bandeira amarela e a partir disso, troca de faixa, passando para a laranja. 

A região 27 de Cachoeira, nas seis semanas desde a adoção do medidas de enfrentamento a Covid- 19 conforme as cores de bandeiras, sempre ficou na amarela, onde o risco de contagio pela doença e considerada baixo e permite medidas mais brandas de distanciamento, como o comércio, restaurantes e hotéis funcionando com até 75% de sua capacidade normal de atendimento.   Das 20 regiões gaúchas, somente três estão com bandeira amarela, Cachoeira, Pelotas e Santa Cruz. Se aumentar o número de hospitalizados por coronavírus nesta semana, a próxima bandeira já será laranja.

O mesmo acontecerá se ocorrer uma redução no número de leitos livres de UTI na macrorregião de Cachoeira, que envolve mais dois grupos de cidades, os de Santa Cruz e de Lajeado, onde as bandeiras, para esta semana, são amarela e laranja. Para a definição da cor da bandeira de cada região, o Estado usa 11 critérios no cálculo.

São quatro regionais, cinco macrorregionais e dois estaduais. Em cada critério a região recebe uma cor de bandeira para o cálculo final. As informações são do Jornal do Povo.

Em Sobradinho conforme boletim epidemiológico divulgado hoje, continua não havendo casos confirmados ou suspeitos de coronavírus. Entretanto, 12 pessoas estão sendo monitoradas. A Secretaria Municipal de Saúde já aplicou 38 testes rápidos e 6 exames foram encaminhados para o LACEN. Todos tiveram resultado negativo.