Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Geral 25/07/2020 13:47
Por: Fabricio Ceolin

Lagoão, Tunas e Salto do Jacuí poderão adotar regras da bandeira laranja

Lagoão, Tunas e Salto do Jacuí – fazem parte da região que está com bandeira vermelha.

A microrregião 27 – com sede em Cachoeira do Sul – e que engloba os municípios do Centro Serra – segue nos protocolos da bandeira laranja no mapa preliminar da 12ª rodada do Distanciamento Controlado, divulgado ontem no final da tarde pelo governo do Estado. Lagoão, Tunas e Salto do Jacuí – fazem parte da região norte – e estão com bandeira vermelha. No entanto, os três municípios podem adotar a regra 0 – 0, e seguir os protocolos da bandeira laranja por não apresentarem óbito ou internação hospitalar de moradores nos últimos 14 dias.

A 12ª rodada do Distanciamento Controlado classificou 14 regiões do Rio Grande do Sul na bandeira vermelha – de alto risco de contágio com o novo coronavírus: Caxias do Sul, Taquara, Canoas, Porto Alegre, Pelotas, Santa Rosa, Santa Cruz, Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Cruz Alta, Bagé, Passo Fundo, Palmeira das Missões e Santo Ângelo. Lajeado, Cachoeira do Sul, Erechim, Ijuí, Uruguaiana e Santa Maria foram enquadradas preliminarmente na bandeira laranja, de risco médio de infecção.

A classificação prévia na bandeira vermelha afeta 352 dos 497 municípios gaúchos, abrangendo um total de 9,2 milhões de pessoas – 82% da população gaúcha. Contudo, 181 dessas cidades não tiveram nem óbitos nem hospitalizações e, pela regra do modelo, poderão adotar restrições da bandeira laranja.  Os municípios poderão ingressar com recursos até este domingo(16), às 6 horas. Eles serão avaliados pelo gabinete de crise do governo do Estado, e o mapa definitivo será anunciado no final da tarde de segunda-feira (27), para entrar em vigor na terça-feira, dia 28.