Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Cultura 23/11/2018 13:51
Por: redacao

CTG Galpão da Estância foi palco de encontro de culturas

Os italianos assistiram apresentações de danças gauchescas a cargo da invernada artística do CTG e saborearam costelão na brasa no jantar.

  • Fotos: Casa da Cultura

O CTG Galpão da Estância de Sobradinho foi o palco de um encontro de culturas na noite desta quinta-feira (22), com a recepção aos membros do Ente Friuli Nel Mondo, entidade que congrega descendentes da região do Friuli, norte da Itália. Os italianos assistiram apresentações de danças gauchescas a cargo da invernada artística do CTG e saborearam costelão na brasa no jantar. Já o presidente de honra da Associação Fogolar Friulano de Sobradinho, Gilson Puntel, recebeu uma homenagem pelo trabalho desenvolvido nos 10 anos de atividades da instituição.

Neste período, entre outras iniciativas, houve a criação do Museu do Imigrante e a viagem de 33 pessoas de Sobradinho e região para intercâmbio na Itália. Durante a solenidade, foi assinado o decreto de tombamento do acervo do museu e do oratório dedicado a Santo Osvaldo, na saída para Ibarama. A devoção ao santo acompanhou a saga dos imigrantes italianos que se instalaram no Centro Serra. Também houve a inauguração do painel pintado pelo artista italiano Gean Antonio Cecchin, que esteve em Sobradinho no mês passado.

A comitiva italiana foi liderada por Adriano Luci, presidente do Ente Friuli Nel Mondo e empresário do ramo de reciclagem de lixo na Europa. Ele destacou a importância do trabalho feito pela cultura italiana em Sobradinho e disse que o intercâmbio também poderá se estender para a área dos negócios. Já o prefeito de Sobradinho, Maninho Trevisan, disse que a região tem muito a aprender com os empreendedores italianos. Adriano Luci estava acompanhado de seu colega de entidade, Christian Canciani, e pela jornalista Silvia de Michielis, do canal de TV Telefriuli. Os dois presentearam com um livro de culinária italiana os alunos de língua italiana da Unisc de Sobradinho.