Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Bombeiros 26/09/2020 11:31
Por: Redação

Bombeiros de Sobradinho contam com compressor para carregamento de cilindros de ar comprimido

Estes cilindros fazem parte dos equipamentos de proteção respiratória, utilizados pelos bombeiros para respirar durante o combate à incêndios.

  • Foto: divulgação/Bombeiros Voluntários de Sobradinho
  • Foto: divulgação/Bombeiros Voluntários de Sobradinho

Os Bombeiros Voluntários de Sobradinho colocaram em funcionamento nesta sexta-feira (25), o compressor para carregamento de cilindros de ar comprimido. Estes cilindros fazem parte dos equipamentos de proteção respiratória, utilizados pelos bombeiros para respirar durante o combate à incêndios. Conforme o comandante operacional Darci Wagner, cada cilindro utilizado tem uma capacidade média de 200 BAR – medida semelhante a libras de um pneu. Cada BAR vale cerca 14 libras.

Darci destaca que o uso correto do equipamento é muito importante, pois se um cilindro deste tiver excesso de pressão ao recarregar, pode explodir, tendo o mesmo efeito de uma bomba. Segundo o presidente da corporação Rudinei de Lima, para a instalação e funcionamento do equipamento, foi necessária a construção de uma rede elétrica trifásica na sede dos bombeiros.

Rudinei lembra que o compressor que tem um alto custo, foi adquirido em 2018 e estava guardado. Agora em funcionamento, poderá servir até mesmo às corporações de bombeiros vizinhas, que não possuem esse tipo de máquina para recarregar os cilindros de EPR - Equipamento de Proteção Respiratória.