Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Geral 25/06/2020 14:30
Por: Redação

Projeto Geoparque Quarta Colônia assina Carta de Intenções endereçada à UNESCO

O ato foi realizado na sede do Centro de Apoio a Pesquisa Paleontológica – Cappa, em São João do Polêsine.

Seguindo as medidas de segurança e distanciamento, o reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Paulo Afonso Burmann, e o Conselho de Prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia – Condesus, assinaram a Carta de Intenções que será encaminhada à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco, na busca do selo de Geoparque Quarta Colônia.

O ato foi realizado na sede do Centro de Apoio a Pesquisa Paleontológica – Cappa, em São João do Polêsine. Além do reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, assinaram o documento o presidente do Condesus e prefeito de Nova Palma, André Rosatto, e os prefeitos de Agudo, Valério Vili Trebien; Dona Francisca, Edaleo Dala Nora; Faxinal do Soturno, Clovis Alberto Montagner; Ivorá, Ademar Valentim Binotto; Pinhal Grande, Luiz Antonio Burin; Restinga Sêca, Paulo Ricardo Salerno; e São João do Polêsine, Matione Sonego.

De acordo com a coordenadora de Desenvolvimento Regional e Cidadania da UFSM – à frente do projeto Geoparque Quarta Colônia -, Jaciele Carine Sell, a carta ainda não é o pedido oficial para ser Geoparque, mas sim uma sinalização de que se está trabalhando para isso. Ela ressalta que se for recebida e aceita pela Unesco, a região passará a ser denominada “Geoparque Quarta Colônia Aspirante Unesco” e não mais “Projeto Geoparque Quarta Colônia”. Esta é uma etapa intermediária e necessária no processo de certificação.

Parece algo simples, de início, mas é uma forma de dar visibilidade ao projeto e ao trabalho desde já, e quem sabe até de trazer os olhares internacionais para o território. O Projeto Estratégico Geoparque Quarta Colônia é uma iniciativa da Pró Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A Quarta Colônia é composta por nove municípios gaúchos: Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Nova Palma, Pinhal Grande, Restinga Sêca, São João do Polêsine e Silveira Martins.