Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Educação 23/06/2020 13:59
Por: Redação

Unisc retoma aulas práticas e os estágios nesta quarta-feira

O anúncio foi feito na última semana, e uma série de cuidados foram definidos para que os estudantes voltem com segurança.

As aulas práticas e os estágios retornam nesta quarta-feira (24) na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O anúncio foi feito na última semana, e uma série de cuidados foram definidos para que os estudantes voltem com segurança. Em nenhum dos turnos terá mais do que 20% dos acadêmicos. Haverá todo um plano de distanciamento, limite de pessoas por sala, entre outras medidas. Na tarde de ontem, conforme a diretora de Inovação e Empreendedorismo, Andreia Valim, e a diretora de ensino da Unisc e do Hospital Santa Cruz, Giana Diesel Sebastiany, foram realizadas reuniões com docentes para ajustes e orientações, com a participação do infectologista Marcelo Carneiro. Uma série de materiais informativos também foi produzida e disponibilizada no campus.

Os alunos que tenham disciplinas passíveis de retorno, mas que não puderem voltar, seja por estar no grupo de risco ou porque não se sentem seguros, haverá oportunidade de recuperação. No primeiro caso, o estudante apresentará atestado médico e terá um plano individualizado de estudos. No segundo, ele assina um termo declarando não estar seguro em voltar e terá as atividades pendentes recuperadas quando a Unisc puder ofertar dentro do ensino regular. Outros serviços da instituição, conforme Andreia e Giana, não irão retornar junto com as aulas práticas. Um deles é a biblioteca, que segue no sistema drive-thru.

As lancherias e os restaurantes, no entanto, podem atender, desde que com as medidas de higiene e evitando aglomerações. Aliás, uma das práticas que tende a ser adotada pela maioria dos professores – pelo menos na saúde será assim – é a descontinuidade do intervalo, o que evita a circulação de pessoas. Em caso de algum acadêmico, docente ou outro profissional apresentar sintomas respiratórios passará por atendimento no campus, junto ao DCE, e poderá ser encaminhado ao Hospital de Campanha ou a outras instituições de saúde. Novas medidas de prevenção podem ser adotadas a qualquer momento, conforme Andreia e Giana, que reforçam a exigência principal a todos que retornarem à universidade: o uso de máscaras.