Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Geral 02/10/2020 14:50
Por: Redação

Romaria da Medianeira está confirmada, mas com alterações

Romaria da Medianeira reúne, desde 1943, milhares de fiéis em Santa Maria.

Em meio à pandemia do novo coronavírus, a programação da Romaria da Medianeira teve de ser repensada. A 77° edição da tradicional procissão deve acontecer, no dia 8 de novembro de 2020, com número reduzido de pessoas e transmissão através das redes sociais, rádio e televisão. As demais atividades também sofrerão alterações, a fim de manter a segurança e saúde de todos. A programação, no entanto, ainda deverá ser aprovada pelo Comitê Estratégico de Acompanhamento da Covid-19 do município.

De acordo com o vigário-geral da Arquidiocese de Santa Maria e coordenador da Romaria, padre Ruben Natal Dotto, a ideia é que a imagem da Mãe Medianeira seja carregada da Catedral Metropolitana até a Basílica por um grupo de no máximo 200 pessoas, que obedecerão as regras de distanciamento. As missas que acontecerão no domingo, de hora em hora, também poderão ser transmitida por telões instalados na parte externa à Basílica.

Além disso, no entorno do Santuário, a venda de churrasco e risoto serão mantidos, mas em formato drive-thru. Durante os 13 dias que antecedem à Romaria, as trezenas Penitenciária e Móvel, acontecerão às 6h e às 20h. Neste ano, ao invés de a Medianeira ir até os bairros, as paróquias, representadas por pequenos grupos de pessoas, serão orientadas a irem até a Basílica. Antes disso, no dia 25 de outubro, a Missa Penitencial deve acontecer às 6h15min e, à tarde, a Padroeira deve percorrer a cidade, em carreata, para anunciar a proximidade da Romaria. A chamada para a 77° Romaria da Medianeira é "Maria, não tenhas medo, pois achaste graça diante de Deus".

A Romaria da Medianeira reúne, desde 1943, milhares de fiéis em Santa Maria. No ano passado, foram 450 mil pessoas, segundo a organização do evento.