Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Rural 13/03/2018 09:37
Por: Redação

17ª FEJÃO terá palestras técnicas voltadas à agricultura do Centro Serra

Eventos serão durante a programação da 17ª Festa Estadual do Feijão.

Foi planejado aquele que poderá ser o mais importante encontro técnico abordando culturas do Centro Serra. O evento vai integrar a programação oficial da 17ª FEJÃO de 3 e 8 de abril. As palestras versarão sobre tabaco, soja, feijão, fruta, batata doce e mandioca, .... abordados por especialistas na área, em sucessivas reuniões para produtores.

No dia 4 de abril, às 9 horas reunião regional dos sindicatos dos trabalhadores rurais. Ás 17 horas, o assunto será Fumicultura – Uma Visão de Futuro, envolvendo Fetag, Sinditabaco e Afubra.  Às 19h15min, Fórum sobre Feijão na Restêva de Tabaco. A Embrapa abordará os Aspectos técnicos de cultivo de feijões especiais, demonstração de resultados experimentais locais, perspectivas comerciais, degustação de feijão e avaliação da culinária. No dia 5 de abril, às 9 horas, reunião interna sobre Coletivo do Leite com técnicos regionais da Emater.

Já a Sojicultura será abordada ás 19h30min. Falará sobre Aspectos Técnicos da Cultura, Dirceu Gassen, da Embrapa Soja de Passo Fundo, e Jairo Faccio que abordará o tema Mercado e suas Perspectivas. No dia 6 de abril, às 15 horas a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa se reúne, onde haverá palestra sobre SUSAF e Selo Sabor Gaúcho. Já às 18 horas, o tema será Fruticultura, com a presença do Deputado Affonso Hann, coordenador do setor na metade Sul, Embrapa de Pelotas.   Haverá apresentação do comércio da fruticultura local com temas como comercialização e fontes de financiamento.

Dia 7 de abril, 9 horas reunião da FARSUL, junto a carreta do Senar, e após encontro dos secretários da Agricultura do Centro Serra.  Às 14 horas, é a vez de debater sobre Raízes. A Emater abordará aspectos gerais de cultivo da mandioca e depoimentos de produtores locais e regionais. Em seguida, especialista da Embrapa Pelotas Clima Temperado fala sobre Aspectos Gerais no Cultivo de Batata Doce, exigências comerciais e questionamentos.

A programação foi entregue a reportagem das Rádios Sobradinho AM e Jacuí FM, por Luiz Marçal Arrial juntamente com Darlan Kittel, presidente da FEJÃO. Arrial – que é o responsável pelos encontros agrícolas da FEJÃO – destaca que além da diversão e exposições, a Festa também deve pensar nas alternativas econômicas da região. Salienta que serão palestrantes de alto nível à disposição dos interessados.