Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Saúde 02/10/2018 14:09
Por: redacao

Secretaria da Saúde define atividades para o Outubro Rosa

A programação abre segunda-feira, dia 8, às 13h30min, com palestra para os grupos no CRAS Nascer do Sol.

A Secretaria Municipal de Saúde de Sobradinho promoverá durante o mês de outubro, atividades voltadas às mulheres, em alusão ao Outubro Rosa, movimento mundial que visa chamar atenção, diretamente, para o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. A programação abre segunda-feira, dia 8, às 13h30min, com palestra para os grupos no CRAS Nascer do Sol. No dia 10 de outubro, às 13h30min, a palestra será para o Grupo de Promoção à Saúde, no Ambulatório Municipal e para o Grupo de Gestantes, no ESF 01 do Bairro Copetti.

No dia 15 de outubro, as atividades seguem às 13h30min, com palestra no CRAS Nascer do Sol e no Ginásio do Bairro Baixada, para o Grupo de Promoção à Saúde. Já no dia 17 de outubro, às 8h30min, será promovida uma Roda de Conversa com o Grupo do CRAS, no Salão Comunitário do Bairro Peões; às 15 horas, Missa na Igreja Matriz, alusiva ao Outubro Rosa, uma parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer, após será feita uma caminhada até a Praça 3 de Dezembro, com distribuição de laços e balões.

No dia 22 de outubro, às 8h30min e no dia 23 de outubro, às 13h30min, palestra para os grupos do CRAS; dia 29 às 13h30min, palestra para o Grupo de Promoção à Saúde, no Salão do Bairro Rio Branco. Além destas atividades, durante todo o mês, as unidades de saúde intensificarão as ações de promoção à saúde integral da mulher, com encaminhamentos de mamografias, agendamento de exames preventivos e orientações sobre a importância do diagnóstico precoce, uma vez que o câncer de mama é de difícil prevenção por se tratar de uma doença ligada ao histórico familiar e aos hábitos de vida.

Uma das formas de prevenção é o autoexame, que precisa ser feito mensalmente, devendo a mulher ficar atenta e procurar um profissional de saúde capacitado ao perceber qualquer alteração na mama, como o surgimento de caroço no seio ou de pequenos caroços embaixo do braço, presença de secreção e inversão do mamilo.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância do diagnóstico precoce e faz um alerta para as mulheres entre 40 e 49 anos para que façam anualmente o exame clínico das mamas, com profissional de saúde capacitado. Já entre 50 e 69 anos, é recomendada a realização de mamografia a cada dois anos. O exame é gratuito, basta a paciente comparecer a uma unidade de saúde levando os seus documentos.