Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Rural 06/12/2019 14:15
Por: Redação

Cotriel está entre as 400 maiores do agronegócio do Brasil

A publicação ranqueia os destaques de vários segmentos da economia, segundo seus resultados financeiros, referentes ao exercício de 2018.

O movimento cooperativo gaúcho cresce ano após ano e o reflexo desse cenário se notabiliza na participação das cooperativas na 46ª edição Melhores & Maiores: as 1.000 maiores empresas do Brasil, divulgado pela revista Exame. São 14 cooperativas do RS que aparecem na relação e totalizam juntas 17 bilhões 680 milhões de reais em vendas líquidas. A publicação ranqueia os destaques de vários segmentos da economia, segundo seus resultados financeiros, referentes ao exercício de 2018.

A Exame listou dezenas de cooperativas entre as empresas que tiveram o melhor desempenho no ano passado. Pelo Rio Grande do Sul, o destaque vai para o ramo Agropecuário, que contabiliza 12 cooperativas, além da Unimed Porto Alegre e da Unimed Nordeste RS, que representam o ramo Saúde. Entre as 14 representantes do Estado, figuram na relação das 1.000 maiores em vendas líquidas, a Cotriel está na posição número 625. No ranking das 400 maiores do Agronegócio, 15 cooperativas gaúchas marcam presença. A Cotriel, conforme estes dados está na posição 167. Juntas, essas cooperativas totalizam 16 bilhões 370 milhões de reais em vendas líquidas em 2018.

Criado há mais de 40 anos pela Editora Abril, o anuário se fundamenta no balanço das empresas, relativo ao exercício anterior, além de dados oficiais. As companhias foram avaliadas conforme critérios de excelência empresarial, desenvolvidos pelo ranking Melhores & Maiores: uma ponderação de resultados obtidos em crescimento das vendas, lucro, patrimônio, rentabilidade, capital circulante líquido, liquidez geral, endividamento, riqueza criada, número de empregados, riqueza criada por empregado, salários e encargos, tributos, controle acionário, exportação e EBITDA, abreviatura da expressão inglesa que significa lucro antes de descontar os juros, os impostos sobre o lucro, a depreciação e a amortização.