Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Saúde 10/06/2020 13:41
Por: Redação

Futuro centro de telemedicina deverá ser bancado com recursos do Consórcio Intermunicipal

O assunto despertou muito interesse entre os ouvintes, que fizeram uma série de questionamentos sobre a viabilidade do atendimento, lembrando que outros projetos no passado não se confirmaram.

O diretor Executivo do Consórcio Intermunicipal Vale do Jacuí revelou detalhes em entrevista ao Programa Enfoque da Rádio Sobradinho, sobre o Centro de Especialidades e Telemedicina a ser construído em Sobradinho. Vanoir Koehler confirmou que haverá atendimento presencial de médico clínico geral e a distância com especialistas em 18 áreas, através da chamada telemedicina. Por este sistema, um médico especializado interage com o paciente e o profissional presente no centro, através de um telão. A ideia é também oferecer no mesmo local atendimento de fisioterapia, além de outras possibilidades.

Segundo Vanoir, os serviços deverão ser custeados pelos municípios que integram o consórcio através de convênio com importantes hospitais do Estado como o Moinhos de Vento e até de outros Estados. Para ele, as prefeituras deixarão de gastar com o transporte de pacientes e com este recurso poderão bancar o funcionamento do centro. Koehler lembrou que desde 2005 já existe um convênio de telemedicina na região para o atendimento de cardiologia através dos postos de saúde. 

O diretor confirmou que o recurso de R$ 1 milhão e 500 mil reais para a construção do centro, estão assegurados. Ainda falta a destinação de uma área para a construção. Os sindicatos dos trabalhadores rurais foram procurados e se comprometeram em também ajudar com recursos.

O assunto despertou muito interesse entre os ouvintes, que fizeram uma série de questionamentos sobre a viabilidade do atendimento, lembrando que outros projetos no passado não se confirmaram. Vanoir Koehler respondeu a todas as perguntas, resumindo que é necessário união e que nesse momento não se deve levar em conta as preferências partidárias. Lembrou que o Centro de Especialidades e Telemedicina será importante para a economia de Sobradinho já que vai atrair  muitas pessoas em busca do atendimento.