Dez famílias do município que tiveram suas residências destruídas pela enchente de maio foram habilitadas no programa Compra Assistida do Governo Federal. Elas serão beneficiadas com a destinação de uma nova moradia. Entre elas está a família de Letícia Motta Rodrigues, moradora do bairro Baixada que enfrentou duas enchentes seguidas. Em entrevista à Rádio Sobradinho ela contou que em 2021 se mudou para Arroio do Meio, onde passou a trabalhar numa empresa que produz embutidos.
Em setembro de 2023, a casa alugada onde morava foi destruída pela enchente do Rio Taquari. Isso a fez voltar a Sobradinho. Já em 2024, morando no Bairro Baixada, foi o Arroio Carijinho que destruiu a residência. Emocionada, ela contou que o pior momento foi quando sua filha perguntou o que ela iria fazer após ver a residência destruída. Coordenado pela União em parceria com a prefeitura de Sobradinho, o programa Compra Assistida permite a aquisição de imóveis de até R$ 200 mil reais.
Após o cadastro e aprovação, as famílias escolhem suas residências dentro desse valor, e a Caixa Econômica Federal realiza a compra. Em contrapartida, os beneficiários devem doar seus terrenos antigos à prefeitura, garantindo que áreas vulneráveis não sejam novamente ocupadas. Três dessas moradias no Loteamento Quinca estão em fase final de acabamento, enquanto uma quarta unidade encontra-se em construção.