Dificuldades da Brigada Militar foi tema de reunião em Sobradinho

Em Sobradinho, o efetivo deveria ser de 33 integrantes, porém hoje a Brigada está com apenas 18 policiais

ago 20, 2021

Foto: Divulgação

O deputado Adolfo Brito participou de reunião na tarde desta quinta-feira, 19, no centro administrativo de Sobradinho. O encontro contou com a presença dos Comandantes da Brigada Militar do Centro Serra e dos prefeitos de Sobradinho, Armando Mayerhofer, e de Arroio do Tigre, Marciano Ravanello. Na pauta, as principais carências para um trabalho mais eficaz da Brigada Militar. Os comandantes dos pelotões de Sobradinho, Jeronimo Dalberto, que responde também por Ibarama e Lagoa Bonita; Alvorí Ratke, de Passa Sete que responde também por Segredo e Lagoão; bem como, o Comandante de Arroio do Tigre, Márcio Dummer, que abrange Tunas e Estrela Velha, explicaram a situação em suas respectivas guarnições.

Em Sobradinho, o efetivo deveria ser de 33 integrantes, porém hoje a Brigada está com apenas 18 policiais. Considerando os destacados para Funções Administrativas, presídio municipal e férias, em determinados momentos fica apenas um ou dois PMs nas ruas, e quando a guarnição tem que sair para atender ocorrência, precisa fechar o quartel. Em Arroio do Tigre, a situação é idêntica. Do número de 23 PMs, apenas 9 estão destacados, sendo um para plantão na central, outro na rua, e seguidamente para atendimento externo também tem de fechar o quartel. Os veículos utilizados são: uma Nissan/2005 e dois Prismas anos 2008 e 2009. Veículos que ficam grande parte do tempo em conserto, precisando de recursos do Consepro ou Prefeitura, como informou o prefeito Ravanello. A unidade necessita de uma caminhonete e um carro leve.

Por sua vez, em Passa Sete, há necessidade de efetivo, uma vez que possui apenas 6 dos 10 policiais necessários. Além disso, necessita também de uma caminhonete alta para as ações no interior. No município de Segredo, o efetivo deveria ser de 12 policiais, mas no momento existem apenas 5. Lagoão precisa de caminhonete para atender a área rural, uma vez possui apenas uma Duster, ano 2012.

Segundo o deputado Adolfo Brito, diante desta realidade apresentada, foi constatada a necessidade de caminhonetes altas para atender as necessidades da região, além da destinação de novos PMs que estão em final de formação a fim de atender a demanda do Centro Serra. No encontro foram apresentadas ainda outras duas sugestões: a reposição de uma câmera de segurança no centro de Sobradinho, atingida por um veículo que provocou a queda do poste de sustentação, e também que a região volte a receber PMs aposentados do Programa Mais Efetivos, os quais poderiam fazer funções administrativas, liberando outros para atividades de Policiamento nas ruas.

O deputado Adolfo Brito declarou que as sugestões da reunião de ontem, junto dos pedidos dos prefeitos, serão apresentadas por escrito ao secretário estadual de Segurança, Ranolfo Vieira Junior, e ao governo do Estado, a fim de buscar o apoio e melhores condições de trabalho para a Brigada Militar na região Centro Serra.