
1ª abertura oficial da Colheita do Tabaco será nesta sexta-feira
O governador José Ivo Sartori, participará do evento, acompanhado do secretário da Agricultura, Ernani Polo.
O governador José Ivo Sartori, participará do evento, acompanhado do secretário da Agricultura, Ernani Polo.
Segundo a comissão organizadora, cerca de 250 especialistas em tabaco confirmaram presença no evento que tem caráter de trabalho e, portanto, não é aberto para participação da comunidade.
O evento ocorre no dia 27 de outubro – véspera do Dia do Produtor de Tabaco -, a partir das 15h, na propriedade de Antônio Alcir Coutinho, em Picada Nova/Venâncio Aires.
A maioria dos produtores prejudicados notificou a Afubra este mês. Foram, pelo menos 6 mil novas lavouras destruídas pelos temporais de granizo de outubro
O evento terá como tema: "Milho: Sustento da vida, resgate da história".
Cerca de 300 pessoas são esperadas para a abertura, entre elas, fumicultores dos três estados do Sul do País, autoridades e o governador José Ivo Sartori.
Na ocasião, o município de Sobradinho estará representado pelo Grupo Flor do Campo de Campo da Aviação, levando a receita Pão de Ló de Batata Doce e pelo Grupo Independentes de Linha Pinhal com o Pudim de Batata Doce.
Fumicultores que ainda desejam inscrever suas lavouras tem prazo até 31 de outubro. Para aqueles que antecipam o pagamento, até o final de outubro, o desconto é de 4%.
O tema Conservação do Solo foi definido após reuniões e pesquisas junto aos órgãos, entidades e instituições que auxiliam a Afubra na organização e programação da feira.
Alunos e professores responsáveis estarão presentes na 18ª Expoagro Afubra, de 20 a 22 de março de 2018, para apresentarem ao público as pesquisas realizadas em suas comunidades.
A organização é da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul, junto com a Afubra, SindiTabaco e Prefeitura de Venâncio Aires.
Este ano, a atividade será dia 16 de outubro, com o tema: Alimentação saudável, a valorização do meio rural.
Segundo o presidente da entidade, Sidinei Bach, o programa troca troca é importante, pois os agricultores pagam pela semente um valor bem inferior ao que pagariam se fossem comprar diretamente dos fornecedores.
Foram visitadas e vistoriadas várias propriedades de Passa Sete, sendo feita a contagem e classificação do rebanho bovino.
Reunião será na propriedade de Gilson Luis da Silva, em Campo de Sobradinho.
Encontro será dia 3 de outubro, às 13 horas e 30 minutos, na Câmara de Vereadores de Estrela Velha.
Na ocasião, será definida a prioridade do grupo para busca de recursos e elaboração do projeto de crédito, bem como, assuntos gerais de interesse do grupo.
O tabaco ainda está no início do desenvolvimento, mas os produtores estão animados com o clima favorável e já esperam bons resultados.
Evento será no CTG Porteira da Amizade.
O Instituto Crescer Legal foi fundado em 23 de abril de 2015. Em 2016, implementou o Programa de Aprendizagem Profissional Rural.
O grupo conheceu instalações e o processo de produtos da agricultura familiar do município, além da produção de moranguinhos e ovos, ambos integrados na mesma propriedade como renda alternativa ao tabaco.
Segundo o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, os números demonstram a importância econômica e social da cadeia produtiva, especialmente para o Rio Grande do Sul, responsável por 50% da produção nacional.
O presidente da FETAG, Carlos Joel da Silva, em sua manifestação ainda na ponte, fez uma avaliação inicial do protesto e disse que o recado às autoridades foi dado.
Equipamento no valor de 18 mil 700 reais, foi adquirido com recurso do Ministério da Agricultura, através de emenda parlamentar do Deputado Federal, Marcio Biolchi.
Dezenas de listas foram entregues para representantes das Associações de Agriculturas e Sindicatos.
Miguel Limberger explica que a queda no preço do leite é decorrente da importação indiscriminada do leite em pó, principalmente do Uruguai.
Evento será na propriedade de Roberto Mainardi, em Linha Santo Antônio.
Na região, o desenvolvimento do projeto será nesta quarta-feira (13), em Arroio do Tigre.
Segundo o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, a tendência confirma a expectativa do setor. Ele lembra que "em março o SindiTabaco já havia encomendado pesquisa que apontou uma tendência de estabilidade nos volumes embarcados”.
Nos últimos dias, vários focos de incêndios estão sendo registrados pelo Centro Serra.
Evento abre às 19 horas com recepção ao público e o jantar será servido pontualmente 20 horas.
As sementes já estão disponíveis na prefeitura.
O secretário Clério Schley, destaca que a diversificação em propriedades rurais é uma prioridade da pasta.
O professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Luiz Antônio Slongo, fez a exposição dos principais pontos do estudo feito pela Ufrgs, durante o fórum “A cadeia produtiva do tabaco – Agronegócio sustentável”.
Encontro será nesta quinta-feira (31), às nove e meia da manhã, na Casa da Assembleia na Expointer, em Esteio.
O gerente técnico estadual da EMATER, Alencar Feron, disse que esses números têm como base a média dos últimos anos, tratando-se apenas de uma estimativa que ainda pode variar de acordo com alguns fatores, como o clima.
Evento será em Linha São Pedro, Arroio do Tigre.
Na ocasião, os representantes da Cooperativa esclareceram dúvidas e explanaram sobre como será a compra, a produção e a variedade do Feijão que será comercializado.
A medida faz com que se gere mais renda no meio rural.
O documento sugere ainda que o governo brasileiro se manifeste junto às representações e missões do Brasil nos diversos fóruns e organismos internacionais.